Tradicional Fecha Corpo não será realizado em Monte Alegre do Sul

Diante da pandemia mundial do coronavírus (COVID-19) declarada pela Organização Mundial de Saúde e considerando as determinações impostas pelas autoridades estadual e federal, a família Valente anunciou que não realizará o tradicional Fecha Corpo de Monte Alegre do Sul, que aconteceria nesta sexta-feira, 10 de abril.

No município, também está proibida, por tempo indeterminado, a realização de qualquer evento público. Diante da medida, o Show de Aleluia foi cancelado e a Mini Maratona de Aleluia será remarcada. Ambos eventos aconteceriam no sábado, dia 11/04.

A medida atende as orientações do Ministério da Saúde, que determina o afastamento social para proteger a população e evitar a possível contaminação e disseminação do vírus.

Conheça a tradição

É Sexta-feira Santa. O dia ainda nem amanheceu em Monte Alegre do Sul. É hora de seguir a tradição septuagenária de “fechar o corpo”, tomando, em jejum, a famosa mistura de pinga com guiné ou arruda acompanhada por um pãozinho com aliche.

A tradição começou em 1948, quando o monte-alegrense “Seu Zezé Valente” estava doente e tomou a receita que aprendera com a escrava Nhá Sabá: um remédio para “fechar o corpo” contra mau olhado, inveja e doenças. Quando a saúde melhorou, estava claro que a simpatia havia funcionado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s